terça-feira, 29 de março de 2022

Como desenvolver a redação

   DESENVOLVIMENTO – são os parágrafos usados para desenvolver os argumentos utilizados na defensa da sua tese.

 Após deixar clara a sua tese e apresentar brevemente os seus argumentos na introdução, os dois parágrafos seguintes irão ser escritos de modo a desenvolver a sua argumentação.

 Vamos chamar os dois parágrafos do desenvolvimento de D1 e D2. Dessa forma, o texto fica organizado em uma sequência que evita perda de coerência.

 Vejamos: Se o tema for “A influência da tecnologia na vida social”, podemos criar uma introdução defendendo que há influências positivas e negativas da tecnologia na sociedade. Dividindo dessa forma, você já está organizando o pensamento na seguinte estrutura: positivo x negativo. Ou seja, no D1 você discorrerá sobre os aspectos positivos e no D2, sobre os negativos.

 

Há também outras formas de organizar a argumentação, a saber:

 

§  Causa x consequência

§  Comparação entre lugares diferentes

§  Comparação entre momentos históricos diferentes

§  Explicação de dois aspectos complementares

 

Mas o que escrever para desenvolver o D1 e o D2? Vejamos as formas de argumentação:

 

v Citações

Como escreveu Michel Focault: “Conhecem-se todos os inconvenientes da prisão, e sabe-se que é perigosa, quando não inútil. E, entretanto, não ‘vemos’ o que pôr em seu lugar. Ela é a detestável solução, de que não se pode abrir mão”. A partir desse dilema, vê-se que...

 

v Noticiário

Amplamente divulgados em jornais e revistas, escândalos de corrupção já fazem parte do cotidiano brasileiro.

 

v Exemplo

É notório que são muitos os efeitos da prática do bullying para a vítima, tais como: baixo autoestima, traumas e uma gama de prejuízos nas relações interpessoais.

 

v Dados estatísticos

“Segundo o IBGE, a taxa de desemprego cresceu X% em 2022. Diante disso...”

 

v Alusão histórica

No final do século XIX, era declarada a proibição da escravidão no Brasil, no entanto, hoje...

 

v Raciocínio lógico

Toda e qualquer droga deve ser proibida, pois, em maior ou menor grau, prejudica a saúde do cidadão.

 

v Contra-argumentação

Apesar de muitos acreditarem que a liberdade de expressão deva ser plena, é preciso, por outro lado, estabelecer limites garantidores da dignidade humana.

 

v Enumeração

Para entender essa problemática, é preciso, em primeiro lugar investigar suas causas, posteriormente, analisar seus efeitos, para, por fim, vislumbrar possíveis soluções.

 

v Perguntas retóricas

A destruição do próprio lar seria um preço justo a se pagar pela ambição humana?

 

v Comparação

Da mesma maneira que, a cada aborto, há comoção por parte de grande parcela da sociedade, deveria haver sensibilidade diante do crescimento do número de crianças abandonas nas ruas pelo Brasil afora.

 

Conectivos usados na argumentação

 

·        Exemplificação: considerando os dados, conforme informações recentes etc.

·        Causas e consequências: porque, visto que, em virtude de, de tal modo que etc.

·        Explicitação: isto é, ou seja, considerando que, denomina-se, na verdade etc.

·        Enumeração: em primeiro lugar, em segundo lugar, por fim, primeiro, segundo, antes de, depois de etc.

·        Adição: além disso, ademais, outrossim etc.

·        Comparação: do mesmo modo, tal como, ao contrário, por outro lado etc.

·        Conclusão de parágrafo: desse modo, assim, dessa forma, por isso, dessa forma, em consequência disso etc.

 

Obs: A partir da divisão planejada para o seu desenvolvimento, pode-se escolher com mais segurança os conectivos para iniciar o D1 e o D2. Tenha claro em sua mente o objetivo de cada parágrafo e o organize com começo meio e fim, da seguinte forma:

1)    Apresente seu objetivo:

Exemplo de D1: “Convém, em primeiro lugar, entender as causas de...”

Exemplo de D2: “Em segundo lugar, cabe identificar os efeitos de...”

 

2)    Explique:

Exemplo: “O bullying acontece devido a...”

 

3)    Exemplifique:

Exemplo: “É possível observar os seus efeitos de várias maneiras, a saber...”

 

4)    Conclua a ideia do parágrafo:

Exemplo: “Diante desse cenário, percebe-se a Educação cada vez mais sucateada”.

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Como concluir a redação

  CONCLUSÃO – aqui chegamos ao final da redação, o seu último parágrafo.   Para finalizar o seu texto, você deve:   ü Retomar resum...