DESENVOLVIMENTO – são os parágrafos usados para desenvolver os argumentos utilizados na defensa da sua tese.
Há também outras formas de organizar a argumentação, a
saber:
§ Causa x consequência
§ Comparação entre lugares diferentes
§ Comparação entre momentos históricos diferentes
§ Explicação de dois aspectos complementares
Mas o que escrever para desenvolver o D1 e o D2?
Vejamos as formas de argumentação:
v Citações
Como
escreveu Michel Focault: “Conhecem-se
todos os inconvenientes da prisão, e sabe-se que é perigosa, quando não inútil.
E, entretanto, não ‘vemos’ o que pôr em seu lugar. Ela é a detestável solução,
de que não se pode abrir mão”. A partir desse dilema, vê-se que...
v Noticiário
Amplamente divulgados em jornais e revistas, escândalos
de corrupção já fazem parte do cotidiano brasileiro.
v Exemplo
É notório que são muitos os efeitos da prática do
bullying para a vítima, tais como: baixo autoestima, traumas e uma gama de prejuízos
nas relações interpessoais.
v Dados estatísticos
“Segundo
o IBGE, a taxa de desemprego cresceu X% em 2022. Diante disso...”
v Alusão histórica
No
final do século XIX, era declarada a proibição da escravidão no Brasil, no
entanto, hoje...
v Raciocínio lógico
Toda e qualquer droga deve ser proibida, pois, em
maior ou menor grau, prejudica a saúde do cidadão.
v Contra-argumentação
Apesar de muitos acreditarem que a liberdade de
expressão deva ser plena, é preciso, por outro lado, estabelecer limites
garantidores da dignidade humana.
v Enumeração
Para entender essa problemática, é preciso, em
primeiro lugar investigar suas causas, posteriormente, analisar seus efeitos,
para, por fim, vislumbrar possíveis soluções.
v Perguntas retóricas
A destruição do próprio lar seria um preço justo a se
pagar pela ambição humana?
v Comparação
Da mesma maneira que, a cada aborto, há comoção por
parte de grande parcela da sociedade, deveria haver sensibilidade diante do
crescimento do número de crianças abandonas nas ruas pelo Brasil afora.
Conectivos usados
na argumentação
·
Exemplificação: considerando os dados, conforme informações recentes
etc.
·
Causas e
consequências: porque, visto que, em
virtude de, de tal modo que etc.
·
Explicitação: isto é, ou seja, considerando que, denomina-se, na
verdade etc.
·
Enumeração: em primeiro lugar, em segundo lugar, por fim,
primeiro, segundo, antes de, depois de etc.
·
Adição: além disso, ademais, outrossim etc.
·
Comparação: do mesmo modo, tal como, ao contrário, por outro lado
etc.
·
Conclusão de
parágrafo: desse modo, assim, dessa
forma, por isso, dessa forma, em consequência disso etc.
Obs: A partir da divisão planejada para o seu
desenvolvimento, pode-se escolher com mais segurança os conectivos para iniciar
o D1 e o D2. Tenha claro em sua mente o objetivo de cada parágrafo e o organize
com começo meio e fim, da seguinte forma:
1)
Apresente seu objetivo:
Exemplo de D1: “Convém, em primeiro lugar, entender as
causas de...”
Exemplo de D2: “Em segundo lugar, cabe identificar os
efeitos de...”
2)
Explique:
Exemplo: “O bullying acontece devido a...”
3)
Exemplifique:
Exemplo: “É possível observar os seus efeitos de
várias maneiras, a saber...”
4)
Conclua a ideia do parágrafo:
Exemplo: “Diante desse cenário, percebe-se a Educação cada
vez mais sucateada”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário